Erasmo Carlos, de 81 anos, morreu nesta terça-feira (22) no Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros do rock e símbolo da Jovem Guarda, o artista estava internado no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.
Reprodução Internet
Segundo informações o cantor estava internado devido uma doença a qual levou a ter uma condição chamada de Síndrome edemigênica, conhecida também como Anasarca uma condição grave em que há um acúmulo generalizado de líquido no espaço intersticial.
Esse acúmulo de líquido ocorre quando a filtração capilar excede a quantidade de líquido removido por drenagem linfática.
É causada por uma variedade de condições clínicas, incluindo insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática ou condições que envolvem o sistema linfático.
Com isso a Síndrome edemigênica ou Anasarca , ela não é a causa mais a consequência de outras patologias.
O edema é definido como um inchaço palpável no corpo produzido pela expansão do volume de líquido intersticial.
Esse acúmulo de líquido no espaço intersticial ocorre à medida que a filtração capilar excede a quantidade de líquido retirado pela drenagem linfática. Quando o edema é maciço e generalizado, é chamado de anasarca.
É causada por uma variedade de condições clínicas, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiência hepática ou problemas com o sistema linfático. O edema geralmente se torna clinicamente aparente à medida que o volume intersticial excede 2,5 a 3 litros.
As causas mais comuns de anasarca observadas pelo médico são insuficiência cardíaca, cirrose, insuficiência renal e gravidez. Outras causas de anasarca são obstrução venosa, queimaduras, trauma, malignidade etc.
O manejo do edema é guiado pela etiologia subjacente. Isso geralmente inclui insuficiência venosa crônica, linfedema, TVP e edema induzido por medicação.
O edema pulmonar é a única forma de edema generalizado que ameaça a vida e requer terapia imediata. Em todos os outros estados edematosos, a remoção do excesso de líquido pode prosseguir mais lentamente, pois não é agudamente fatal para o paciente.
Se não for tratada, as complicações comuns incluem, mas não se limitam a ulcerações da pele, infecções de pele, dispneia, insuficiência cardíaca congestiva e morte.
Comments