O processo de vesiculação tem inicio com a formação de três vesículas encefálicas primarias: prosencéfalo , mesencéfalo e rombencéfalo.
O prosencéfalo e rombencéfalo subdividem-se, cada um, em duas partes por volta do 32º dia de vida intrauterina. Essas subdivisões são referidas são referidas como vesículas secundárias.
O prosencéfalo transforma-se no telencéfalo e diencéfalo. Duas evaginações do telencéfalo ultrapassam o limite da lâmina terminal e formam as vesículas telencefálicas, que eventualmente se diferenciam nos hemisférios cerebrais. De cada lado do diencéfalo surgem saliências e, assim, há formação de vesículas ópticas.
As cinco vesículas secundárias que se diferenciam da parte rostral do tubo neural originam todo o encéfalo. O diencéfalo eventualmente se diferencia no tálamo, hipotálamo,epitálamo e subtálamo. o mesencéfalo não se divide. O rombencéfalo é subdividido em metencéfalo e mielencéfalo. O metencéfalo desenvolve a ponte do cerebelo do adulto, enquanto o mielencéfalo se diferencia no bulbo. As vesículas ópticas eventualmente se diferenciam no nervos ópticos e na retina. É importante saber esses nomes, pois serão usados para descrever o encéfalo adulto.
Conheça nosso curso de Kinesio Tape
fonte: Neurociência clínica e reabilitação.
Comentários