top of page

Estrutura do Sistema Nervoso Adulto

O sistema nervoso é constituído por dois tipos de células: neurônios (células nervosas) e neuroglia (células da glia).


As células desses dois tipos são envolvidas por uma membrana plasmática continua. Existem cerca de cem bilhões de neurônios e 5 a 10 vezes mais células neurogliais.


As células da neuroglia constituem cerca de metade do volume total do encéfalo. Existem diferentes tipos de células em cada um desses dois grupos celulares, que variam entre si quanto à estrutura, bioquímica e função.



O corpo celular e dois tipos diferente de processos que se estendem do corpo celular, um único axônio e numerosos dendritos. Os neurônios percebem as alterações ocorridas no ambiente, comunicam a ocorrência dessas alterações aos outros neurônios e controlam a resposta corporal a essas sensações.


As células gliais contribuem para o funcionamento do sistema nervoso fornecendo isolamento, sustentação e nutrição aos neurônios adjacentes. Os axonios dos neurônios, também denominados fibras, conectam anatomicamente diferentes partes do sistema nervoso, umas com as outras. Os axônios conectam o corpo celular de um neuronio a outros neurônios localizados em uma parte distinta do sistema nervoso.


Esses axonios são a base da comunicação entre uma parte do sistema nervoso e outra.


Para fazer essa comunicação, os axônios conduzem impulsos nervoso, ou potenciais de ação, ao longo de toda a sua extensão.



A principal função dos neurônios é processar informação e se comunicar com outros neurônios.


A comunicação entre os neurônios ocorre em um sítio específico de aposição entre dois neurônios, denominado sinapse.


O primeiro neurônio que contêm a informação a ser transmitida é chamado de neurônio pré-sináptico. O segundo neurônio, que recebe a informação é chamado de neurônio pós-sináptico. Quando os impulsos nervosos chegam ao final do axônio do neurônio pré-sináptico, eles causam a liberação de um composto bioquímico, conhecido como neurotransmissor, que está empacotado e armazenado no terminal pré-sináptico, dentro de estruturas especializadas denominadas vesículas sinápticas.


Conheça nossos cursos:



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page