A fratura de Monteggia é uma lesão ortopédica rara e complexa que envolve uma fratura do terço proximal da ulna, combinada com uma luxação da cabeça do rádio no cotovelo.
A fratura de Monteggia é uma lesão ortopédica rara e complexa que envolve uma fratura do terço proximal da ulna, combinada com uma luxação da cabeça do rádio no cotovelo. Este tipo de fratura é geralmente resultado de um trauma direto ou indireto no antebraço, como uma queda sobre a mão estendida com o braço em pronação.
A fratura de Monteggia é classificada em quatro tipos, de acordo com a direção da luxação da cabeça do rádio e a característica da fratura da ulna. O tipo mais comum é o Tipo I, onde a cabeça do rádio é deslocada anteriormente. Os outros tipos (II, III e IV) envolvem deslocamentos posteriores, laterais e fraturas associadas do rádio, respectivamente.
O diagnóstico é feito através de exame clínico e confirmado por radiografias do antebraço e do cotovelo. O tratamento geralmente envolve a redução cirúrgica da fratura da ulna e a reposição da cabeça do rádio, seguido de imobilização. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de fixação interna com placas e parafusos para estabilizar a fratura.
A reabilitação pós-operatória é crucial para recuperar a função do braço e prevenir complicações como a rigidez articular. Fisioterapia pode ser necessária para restaurar a amplitude de movimento e a força muscular. Apesar do tratamento adequado, algumas fraturas de Monteggia podem resultar em complicações a longo prazo, como a instabilidade do cotovelo ou a limitação permanente do movimento.
Precisando realizar sua reabilitação?
Conte com nossa equipe de especialistas entre em contato e agende agora mesmo sua consulta aqui na Fisio Runner Brasil. Clique para agendar
コメント