Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua, por isso nos primeiros 5 anos do desenvolvimento da linguagem é esperado que ela troque alguns sons ou letras mais difíceis, por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.
A partir dos 3 anos de idade, aproximadamente, a criança ainda mantém algumas trocas de sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).
Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua, mesmo que ela apresente ainda algumas trocas dos sons da fala.
Aos 5 anos, espera-se que a criança fale corretamente a grande maioria dos sons da fala.
A aquisição fonológica normal se dá entre o nascimento e aproximadamente cinco anos. No entanto nem todas as crianças alcançam essa meta e tem uma aquisição mais tardia. Essas crianças possuem desvios fonológicos.
Os Desvios Fonológicos são distúrbios existentes na fala de algumas crianças, que, basicamente, caracterizam-se por omissões ou substituições de fonemas. Os desvios fonológicos são encontrados em crianças que não alcançam o modelo de fala esperado pelo seu alvo-adulto.
Há muito tempo a Linguística vem ocupando-se de estudar e analisar a fala dessas crianças de modo a compreender o seu funcionamento.
Já nos primeiros dias de vida, os recém-nascidos produzem sons que parecem expressar suas pequenas necessidades como fome, sede e sono.
Esses sons são chamados de balbucio e já foram estudados por diversos pesquisadores, procurando uma semelhança de sons entre essas crianças.
Mais ou menos dentro de um ano, as crianças começam a demonstrar seus primeiros sinais de produção de palavras dentro da sua língua materna.
Durante o percurso para domínio completo da fala, existem muitos caminhos difíceis e avanços.
Os desvios fonológicos é o nome dado a essas alterações que acontecem na fala da criança, fazendo com que esta tenha uma produção inadequada dos sons da fala e, consequentemente, o uso inapropriado das regras e processos fonológicos presentes na gramática da língua a que está exposta.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Existem teorias que procuram explicar a aquisição da linguagem. Essas teorias são pontos de vista que buscam demonstrar como a criança é capaz de adquirir a sua língua materna e, por extensão, como os falantes são possibilitados de adquirirem línguas estrangeiras.
O processo de aquisição da linguagem é uma tarefa complexa devido à natureza das línguas naturais. Todas as línguas são como um sistema constituído de fonemas, sílabas, morfemas, palavras e frases, que funcionam através de regras.
Para explicar esse sistema de regras, têm surgido cada vez mais teorias, com o intuito de alcançar grande poder explicativo. Quando é falado do componente fonológico, diz Lamprecht (2004) que as teorias têm ajudado bastante a informar o processo de aquisição da criança.
A abordagem fonológica usada para desvios é aplicada e necessária na avaliação e tratamento da mesma forma que para outros tipos de deficiência de fala, pois os padrões usados, como desordens orgânicas, na maioria das vezes têm consequência fonológica.
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