top of page

O Cerebelo

As alterações mais pronunciadas que ocorrem no metencéfalo envolvem o desenvolvimento do cerebelo. As partes dorsolaterais das placas alares no metencéfalo rostral sofrem um espessamento marcante e formam os lábios rômbicos.




Cada lábio se projeta parcialmente para dentro do quarto ventrículo e parcialmente sobre a superfície da placa do assoalho. A principio, os lábios rômbicos de cada lado estão amplamente separados. Conforme esses lábios sofrem espessamento e o sulco rombencéfalo transversal na flexura pontina se aprofunda, os lábio se aproxima e se fundem na linha mediana, caudalmente ao assoalho do mesencéfalo. Após essa fusão na linha mediana, o cerebelo em desenvolvimento , após três meses, exibe um formato de haltere. A parte central não pareada represente o verme do cerebelo adulto, enquanto as expansões laterais se desenvolvem nos hemisférios cerebelares.





O desenvolvimento das fissuras começa no cerebelo primordial, no quarto mês. As fissuras são importantes porque servem para subdividir o cerebelo adulto em lobos específicos mais ou menos funcionais.



Fonte: Neurociência Clínica e Reabilitação

Comments


bottom of page