top of page

O que é a Joanete? e como tratar?

A joanete é uma das lesões crônicas mais comuns nos pés, e um dos principais motivos de procura por especialistas de pé e tornozelo.



A joanete se caracteriza como uma deformidade que o pé pode adquirir, principalmente pelo desvio da ponta do Halux “dedão” em direção aos outros dedos, favorecendo o surgimento de uma espécie de “caroço/calo” na extremidade externa desse dedo.


A joanete também pode se desenvolver na parte de fora dos pés, ao lado do dedo mínimo, provocando sintomas como dor e desconforto ao caminhar.

É importante frisar que a joanete não é um osso novo que surgiu, mas sim um desvio, uma deformidade óssea que pode causar muita dor, desconforto e até rigidez do dedo deslocado.

COMUM EM MULHERES E ATLETAS


Joanete é muito mais comum entre mulheres mais velhas, pois são elas que fazem mais uso do salto alto. Com o tempo, a pressão exercida por esses sapatos nos pés das mulheres pode levar ao joanete.

Em atletas, a joanete também pode se fazer presente e causando maiores problemas na estrutura do pé do paciente, especialmente devido à carga aplicada sobre os pés e gerando alterações na pisada do paciente.

Caso a deformidade não cause dores ou desconforto, é possível praticar atividades físicas, no entanto, é necessário ficar atento a uma possível evolução do quadro.


QUAISAS CAUSAS DA JOANETE?

A causa mais comum de joanetes é o uso prolongado de sapatos de salto alto, queridinho das mulheres. Geralmente sapatos com uma estreita caixa de dedos pois coloca os dedos dos pés numa posição não natural.

Outras causas também podem ser a artrite ou poliomielite. A hereditariedade desempenha muitas vezes um papel na formação de joanete, onde a pessoa já nasce com o desvio lateral do grande artelho, que pode aparecer durante a juventude ou na vida adulta, dependendo da utilização dos pés. Mas estas causas representam apenas uma pequena porcentagem.

SINTOMAS DA JOANETE


Em alguns casos pode não haver sintomas, apenas a deformidade óssea presente no pé do paciente. Contudo, a joanete é um quadro progressivo em grande parte das situações e os sintomas surgem com à medida em que a protuberância óssea se desenvolve.

Dentre os principais sintomas causados pela joanete está o incômodo na região lateral dos pés, especialmente quando o paciente utiliza calçados. Além disso, dores na face plantar e nos dedos também podem ser sentidos, devido à carga aplicada sobre a região por conta da deformidade óssea.


QUAL O TRATAMENTO PARA JOANETE?

Inicialmente, nos graus mais leves, utilizam-se afastadores interdigitais noturnos, massagens na região, sapatos especiais com a frente mais ampla, palmilhas de acomodação e proteção de malha para diminuir o atrito causado pelo calçado.

A fisioterapia também faz parte do tratamento para joanete, uma vez que os exercícios propostos auxiliam na diminuição dos incômodos na região.

É muito comum ouvir falar de cirurgia para correção do joanete, pois apenas a correção cirúrgica melhora a estética. No entanto, ela deve ser evitada ao máximo, pois existe um risco elevado de surgimento de dor constante após a cirurgia, recidiva do joanete e perda de sensibilidade local.

Contudo, atualmente existem cirurgias minimamente invasivas que atuam no tratamento e remoção da joanete. Com o avanço da medicina, as técnicas prezam por agredir de forma mínima o paciente, facilitando na recuperação. Apesar de não ser a única forma de tratamento, a cirurgia de joanete é uma forma de evitar a progressão de quadros mais acentuados.

O procedimento adequado e mais seguro deve ser feito por um ortopedista especialista em pé e tornozelo, a fim de evitar problemas na recuperação do quadro.


Como prevenir a joanete


A prevenção da joanete consiste em retardar o seu desenvolvimento, com a utilização de calçados confortáveis, com um espaço com relação à ponta dos dedos, de maneira que seja agradável caminhar ou correr. Caso o tênis ou sapato esteja gerando desconfortos durante seu uso, é indicado trocar o calçado para evitar o atrito na ponta dos pés, onde a deformidade se encontra. Mesmo que o problema não esteja gerando desconfortos, é válido procurar o acompanhamento e orientação de um ortopedista especialista em pé e tornozelo, visto que este profissional irá avaliar e trazer medidas preventivas para o quadro, como a utilização de protetores de joanete para a prática esportiva, a fim de evitar a sobrecarga sobre as outras estruturas do pé, gerando desconforto e causando alterações na pisada.


Fonte: Dr. Rodrigo Vicente


Canal no youtube: FISIO RUNNER BRASIL


Comments


bottom of page