O uso da Kinesio Tape para alívio da dor no tratamento da DTM: Fonoaudiologia

A disfunção temporomandibular (DTM) é considerada a causa mais comum de dor crônica não dentária na região orofacial, com prevalência estimada de 31% em adultos e idosos e 11% em crianças e adolescentes. Embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum entre indivíduos de 20 a 40 anos.

O que é a DTM?

A DTM pode ser definida por um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e/ou estruturas associadas. É classificada em DTM muscular ou articular e pode, ou não, estar associada à cefaleia.

A DTM muscular abrange a mialgia, que se divide em três tipos: mialgia local, dor miofascial com espalhamento e dor miofascial referida.

Quanto à DTM articular, é possível citar seis tipos: deslocamento do disco com redução; deslocamento do disco com redução, com travamento intermitente; deslocamento do disco sem redução, sem limitação de abertura; deslocamento do disco sem redução, com limitação de abertura; doença articular degenerativa e subluxação. Cada diagnóstico possui critérios específicos para sua classificação, sendo o Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) um instrumento confiável e amplamente utilizado para classificar as disfunções temporomandibulares.

Quais a casa da disfunção temporomandibular (DTM) ?

A DTM tem caráter etiológico multifatorial. Dentre os fatores causais, pode-se citar má-oclusão, traumas, doenças sistêmicas, hábitos orais deletérios, alterações posturais, estresse e ansiedade.

Quais os sintomas da disfunção temporomandibular (DTM) ?

Os sintomas incluem dores na face, na ATM e/ou músculos mastigatórios, dores na cabeça e na orelha, sensibilidade à palpação na musculatura da ATM, ruídos articulares e dificuldades na mastigação. Dentre os sintomas mais prevalentes, destacam-se a dor e limitação da amplitude de movimentos mandibulares.

Várias são as abordagens terapêuticas empregadas no tratamento da DTM, as quais dependem, principalmente, do tipo e das características clínicas da disfunção.

A bandagem elástica adesiva ( Kinesio Tape ) é um recurso terapêutico conservador, que pode ser utilizado na reabilitação de disfunções musculoesqueléticas, sob a lógica de que proporciona o aumento da estabilidade corporal, proteção articular, correção e alinhamento dos segmentos, modificações biomecânicas do movimento e promoção da propriocepção.

É constituída por polímero elástico envolto em fibras de algodão, o que permite a evaporação do suor, e caracterizada pela espessura, que se assemelha à da epiderme, e pela possibilidade de ser esticada longitudinalmente em relação ao seu comprimento inicial, podendo permanecer aderida à pele por vários dias.

A conclusão desse artigo trouxe que:

Após a revisão da literatura, foi possível sugerir que o uso da bandagem elástica em masseter promove maior redução da dor após uma semana de tratamento, em comparação com outras intervenções conservadoras.