Você sabe Para que servem os Exames de imagem como o RAIO X e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA? se não assinta a esse vídeo para descobrir.
Exames de imagem são procedimentos que servem para observar partes internas do organismo, apoiando diagnósticos ou abordagens terapêuticas. A maior parte desses testes permite o estudo do corpo de maneira não invasiva, indolor e rápida, o que explica a sua popularização em países de todo o mundo. Para se ter uma ideia, relatório da ONU aponta que, entre 1991 e 1996, foram realizados 2,4 bilhões de exames em imagiologia médica no planeta.
O número saltou para 3,6 bilhões entre 1997 e 2007, sendo que a radiografia de tórax representa 40% de todos os testes de diagnóstico por imagem. De maneira geral, os exames de imagem servem para estudar áreas internas do organismo, identificando padrões e anormalidades. Dependendo do procedimento, podem fornecer imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das ultrassonografias.
Daí as diferentes aplicações para os testes em imagiologia, que oferecem informações preciosas para avaliar a eficácia de tratamentos, constatar o impacto de lesões e apoiar diagnósticos de diferentes doenças.
Fraturas ósseas, pneumonia e tuberculose podem ser estudadas a partir de simples radiografias, enquanto doenças cardiovasculares são observadas em detalhes nos registros de uma ressonância magnética.
Há, ainda, os procedimentos que servem para rastreamento de patologias de alta incidência em grupos específicos, como a mamografia. Considerado padrão ouro para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o exame é recomendado para acompanhamento de mulheres a partir dos 50 anos, quando a doença é mais frequente.
Tipos de exames de imagem Existem vários tipos de testes de diagnóstico por imagem, que incluem desde uma radiografia simples até exames em medicina nuclear, como a cintilografia – procedimento que emprega isótopos radioativos para a observação de lesões e doenças, como o câncer.
Listo, a seguir, os tipos de exames de imagem mais presentes na rotina dos serviços radiológicos:
Raio X Mamografia ou radiografia das mamas
Densitometria óssea
Tomografia computadorizada
Ultrassonografia
Ressonância magnética.
Mais vídeos:
✅ QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA FRATURA E O OSSO QUEBRADO? https://youtu.be/EucDCIBXQ_w
✅Como saber se tenho uma fratura ou se osso quebrou? Como saber se tenho uma fratura ou se osso quebrou? https://youtu.be/-MOWmhzlAPk
✅Para que servem os Exames de imagem como o RAIO X e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: https://youtu.be/aa7KmjxBoi4
✅SEROMA: Está saindo um líquido amarelo da cirurgia da FRATURA: https://youtu.be/qrkNJUihglw
✅QUANDO UM OSSO COLA ELE FICA MAIS FORTE? https://youtu.be/yu8pwKIheHA
✅Escafóide Os melhores Exercícios e alongamentos | Fisioterapia: https://youtu.be/K7OQiFOIFNI
✅SINTO OSSO DA FRATURA MEXER SERÁ QUE ISSO É NORMAL? Fisioterapia: https://youtu.be/Yg5KLlrOtI0
✅Quando posso tirar OS PARAFUSOS e PLACAS DA FRAUTURA? https://youtu.be/saeuromkOBQ
Fonte: Fisio runner Brasil
Comentarios