top of page

Por que o teste da orelhinha é tão importante para o bebê?

O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.



A triagem auditiva neonatal (TAN) conhecido também como Teste da Orelhinha, é um teste objetivo e não-invasivo com o objetivo de detectar perdas auditivas, ainda nos primeiros meses de vida. É realizado através de medidas fisiológicas e eletrofisiológicas do sistema auditivo nos neonatos e lactentes. O que seria isso? Ele vai enviar estímulos auditivo e avaliar se seu bebê está captando as respostas. Se ele não passar no teste não se preocupe, o teste tem que ser realizado novamente em um prazo de 15 dias para ter uma confirmação e assim ser encaminhado para centros auditivos.


A detecção precoce de perdas auditivas permite diagnóstico e intervenção antes mesmo dos 6 meses de vida. Pois, seu bebê necessita da audição normal para desenvolver a linguagem de forma esperada.


Alguns bebês possuem fatores de risco para preta auditiva, como por exemplo hiperbilirrubinemia, permanência maior que 5 dias em unidade de terapia intensiva neonatal e uso de medicamentos ototóxicos entre outros.


Por isso, procure um fonoaudiólogo para realizar o exame do seu bebê logo no primeiro mês de vida!


Dra. Lillian Rafaela, Fonoaudióloga


Precisa de um Fonoaudiólogo? Veja nossa indicação


Conheça nossos cursos:


Comentarios


bottom of page