top of page

Qual a diferença entre uma tomografia e a ressonância magnética?

A tomografia utiliza radiação ionizante, que pode ser prejudicial ao organismo. Em contraste, a ressonância magnética usa magnetismo, não radiação, e não demonstrou causar efeitos adversos à saúde.



Tomografia computadorizada

Você já parou para pensar em: Qual a diferença entre uma tomografia e a ressonância magnética? então vamos responder a sua dúvida ao longo desse artigo.


O que acontece na sala de exames?


Durante o exame, as imagens obtidas serão estudadas posteriormente pelo radiologista. Além disso, o paciente pode usar fones de ouvido que permitem ouvir músicas escolhidas antes de entrar no equipamento. Eles também podem manter contato ou conversar com a equipe técnica por meio de microfones. A ressonância magnética não utiliza radiação ionizante, como raios-X ou tomografias, e não tem efeito prejudicial à saúde.


É um procedimento doloroso?


O procedimento não é doloroso. Pode ser um pouco desconfortável devido à necessidade de permanecer parado e ao barulho, mas é considerado um dos métodos mais seguros na medicina moderna.


Quais são as recomendações para o estudo?


  • Venha com roupas confortáveis, sem zíperes ou objetos de metal, para evitar a necessidade de usar o macacão fornecido.

  • Deixe pertences pessoais e itens de metal em casa, ou guarde-os em um armário seguro (celular, relógio, brincos, carteira, etc.).

  • Traga estudos anteriores, biópsias, laudos médicos e outras informações relevantes para auxiliar o especialista.

  • Para exames abdominais, faça jejum de 4 horas. Para exames com contraste intravenoso, faça jejum de 6 horas e traga exames laboratoriais de ureia e creatinina para avaliação da função renal.


O que devo fazer se tiver claustrofobia?


O manejo da claustrofobia depende do grau de desconforto. Algumas pessoas conseguem realizar o exame com autocontrole. Recomenda-se manter os olhos fechados durante todo o exame para minimizar a sensação de confinamento. Manter a comunicação com o radiologista pelo sistema de áudio também ajuda. Em casos raros de claustrofobia severa, o exame pode ser realizado sob sedação administrada por um anestesiologista, com preparação prévia específica.


Qual é a duração do exame?


A duração do exame varia dependendo de vários fatores, como a área a ser estudada, o número de sequências, se é um estudo simples ou especial, com ou sem contraste, e o número de exames solicitados. Pode variar de 10 a 40 minutos. Na Carema, utilizamos equipamentos de 16 canais e softwares avançados, reduzindo o tempo do exame em até 50%. Enquanto realizamos 8 medições em um paciente, outros centros realizam metade.


Preparação para a Ressonância Magnética


Diferença entre Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada


Para uma ressonância magnética simples, geralmente não é necessária preparação prévia. No entanto, oferecemos algumas recomendações úteis:


- Roupas: Use roupas confortáveis, de preferência de algodão e sem fechos, rebites ou qualquer outro elemento de metal. Isso evita a necessidade de vestir o macacão descartável. Apenas remova acessórios pessoais, como relógios, brincos, pulseiras, piercings e carteiras, e guarde-os em um armário seguro.

- Exames de Abdômen ou Pelve: Se o exame for do abdômen ou da pelve, sugerimos ingerir apenas líquidos antes da consulta. Este estudo é realizado por ordem de chegada.


Para uma ressonância magnética com contraste ou sedação, é necessária uma preparação especial:


- Adultos: Não comer ou beber líquidos por 6 horas antes do exame.

- Crianças: Consulte as indicações específicas, pois elas variam de acordo com a idade.


Este tipo de estudo requer agendamento prévio.


Trazer Estudos Anteriores


Recomendamos trazer todos os exames anteriores relacionados ao motivo do estudo, como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassons ou raios-X, para uma avaliação mais completa do seu caso.


Corante de Contraste


O corante de contraste é um líquido administrado por via intravenosa, necessário em alguns casos para melhorar a detecção de problemas específicos ou o detalhe de determinadas imagens. Ao contrário de outros agentes de contraste usados em radiologia, o agente de contraste da ressonância magnética não contém iodo, sendo seguro para pessoas alérgicas a esse elemento. No entanto, reações alérgicas são raras (1 em 1.000.000). O uso do agente de contraste é uma decisão médica, solicitada pelo médico assistente.


Objetos Metálicos


É crucial não entrar na sala de ressonância magnética com objetos metálicos, exceto próteses permanentes, que podem causar artefatos e prejudicar a qualidade do estudo. Sempre informe a equipe técnica sobre qualquer histórico cirúrgico ou traumático que envolva estruturas metálicas no corpo.


Pacientes que Não Podem Realizar Ressonância Magnética


A ressonância magnética não pode ser realizada em pacientes com:


  • Grampos ou clipes cirúrgicos para tratamento de aneurisma intracraniano.

  • Corpos metálicos nos olhos.

  • Marca-passos cardíacos.

  • Implantes metálicos nas orelhas (cócleas).

  • Válvulas artificiais de metal no coração.

  • Qualquer objeto de metal que contenha ferro.

  • Bombas de infusão de medicamentos.



A Fisio Runner Brasil oferece tratamento de excelência em Fisioterapia e Fonoaudiologia, com uma equipe altamente qualificada. Agende sua consulta agora mesmo e comece sua reabilitação conosco. Clique aqui e saiba mais!





Comments


bottom of page