top of page

Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos


Elizabeth foi rainha da Grã-Bretanha e mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.


"Eu me inspirei na bondade, alegria e parentesco que tem sido tão evidente nos últimos dias, e espero que esse sentimento renovado de união seja sentido por muitos anos", disse ela na época.


Elizabeth chegou ao trono após a morte de seu pai, o rei Jorge VI, em 6 de fevereiro de 1952, quando ela tinha apenas 25 anos.


Ela foi coroada em junho do ano seguinte. A primeira coroação televisionada foi um prenúncio de um novo mundo no qual as vidas da realeza se tornariam cada vez mais examinadas pela mídia.


Tornou-se monarca numa época em que a Grã-Bretanha reteve grande parte de seu império. Ela estava emergindo das devastações da Segunda Guerra Mundial, com o racionamento de alimentos ainda em vigor e classe e privilégio ainda dominante na sociedade.


Winston Churchill foi o primeiro primeiro-ministro que serviu durante seu reinado, Joseph Stalin foi líder da União Soviética, a Guerra da Coreia estava em fúria.


"Meus pensamentos – e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido – estão com Sua Majestade, a Rainha e sua família", disse Truss.


O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse no Twitter: "Meus pensamentos, e os pensamentos dos canadenses em todo o país, estão com Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, neste momento"


E a embaixadora dos EUA no Reino Unido, Jane Hartley, disse: "Eu me junto ao povo do Reino Unido, dos Estados Unidos e de todo o mundo para enviar nossos pensamentos e orações para Sua Majestade, a Rainha e sua família."


Lindsay Hoyle, presidente da Câmara dos Comuns, interrompeu um debate de energia no parlamento quando a notícia vazou.


"Juntamente com o resto do país, estou profundamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham esta tarde", disse o líder trabalhista da oposição, Keir Starmer.


A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse no Twitter: "Todos nós estamos profundamente preocupados com os relatos da saúde de Sua Majestade".


Bem-intencionados se reuniram do lado de fora do Palácio de Buckingham, em Londres.

Alexander Caplan, 40, um empresário de tecnologia, disse: "Eu trabalho por perto e ouvi nas notícias sobre a saúde de sua Majestade, então eu estava preocupado e isso me levou a vir ao Palácio de Buckingham, para estar no coração da monarquia."


Ele acrescentou: "Eu acho que Charles vai se tornar um rei muito bom um dia."


Morte da Rainha Elizabeth II


a Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real.



Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Um de seus netos, o príncipe William também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.


Fonte: G1 e club of mozambique


Comments


bottom of page